A SIMPIPE atua na área de projeto, ampliação, operação, avaliação de integridade e risco de sistemas de dutos utilizando recursos de simulação termo-hidráulica e ferramentas computacionais especializadas para cada atividade.
A SIMPIPE tem a sua origem no Núcleo de Simulação Termo-Hidráulica de Dutos do Departamento de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) quando procurava-se atender à crescente demanda por serviços especializados em engenharia de dutos. A SIMPIPE foi fundada em 17/03/2021 e incubada Instituto Gênesis da PUC-Rio. Em 28/06/2024 foi graduada pela incubadora transferindo a sua sede para a Av. Rio Branco, 131 sala 801, CEP 20.040-006, Centro, Rio de Janeiro-RJ.
Seu corpo técnico e seus consultores especializados tem mais de 20 anos de experiência na área de engenharia de dutos, treinamento e desenvolvimento soluções computacionais, já tendo desenvolvido diversos trabalhos e soluções para as principais operadoras de dutos e empresas de engenharia do Brasil.
Os principais produtos da SIMPIPE são os serviços de engenharia e o oferecimento de programas com soluções computacionais para a área de dutos.
Prover serviços e soluções computacionais para as atividades do setor dutoviário em parceria com consultores especializados, empresas, universidades e instituições que atuem na área de dutos, capacitando gente, projetando novos dutos, analisando dutos existentes e desenvolvendo soluções
Ser uma empresa de referência nacional e internacional na área de engenharia de dutos.
Engenheiro mecânico com mestrado em Termociências pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Mais de 20 anos de experiência em programação de interfaces gráficas e algoritmos voltados a solução de problemas de engenharia, principalmente para o setor de petróleo e gás. Gestão e desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de simulação termohidraulica, software especialistas e sistemas informatizados com georreferenciamento.
Graduado em Engenharia Mecânica (2006), pós-graduado em Engenharia de Dutos (2007) e mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Petróleo e Energia (2010), sempre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atua no setor dutoviário desde a sua graduação. Ingressou em 2006 como engenheiro no Núcleo de Simulação Termo-hidráulico de Dutos do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio. Com 1 ano de atuação assumiu a posição de Coordenador de Projeto e depois de 3 anos a de Gerente de Engenharia do núcleo. Atuou na execução dos Manuais de Operação de praticamente todos os dutos operados pela Transpetro e diversos estudos de ampliação de capacidade de transporte através de simulação termo-hidráulica de cenários operacionais. Participou do projeto conceitual e básico de novos oleodutos, gasodutos e etanoldutos definindo traçado, diâmetro, espessura, material, pressão de teste hidrostático, sistemas de bombeamento ou compressão, sistemas de segurança e classes de locação quando aplicável.
Possui graduação em Engenhaia Mecânica pela PUC-Rio (1978), Mestrado em Engenharia Mecância pela PUC-Rio (1981) e Doutorado pela University of Minnesota (1985). Atualmente é Professor Associado da PUC-Rio, atuando na área de mecânica dos fluidos e transferência de calor experimentais. Desenvolve trabalhos fundamentais e aplicados em escoamento turbulento em dutos, garantia de escoamento na indústria de petróleo, escoamento bifásico e métodos ópticos para medição de escoamentos. É fundador e coordenador do SIMDUT - Núcleo de Simulação Termohidráulica de Dutos, do Laboratório de Engenharia de Fluidos e do Curso de Especialização em Engenharia de Dutos da PUC-Rio.
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (1983), doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), sendo também pós-graduado em Engenharia de Petróleo (2007). Professor do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos até 2005, tendo sido coordenador do curso de Sistemas de Informação. Aposentado como Pesquisador Titular AIII do Centro Tecnológico do Exército desde 2013 e atua como Gerente Geral desde 2001 no Núcleo de Simulação Termo-hidráulica de Dutos (SIMDUT/PUC-Rio). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte e Métodos Numéricos, desenvolvendo grande parte das pesquisas atualmente em análise de transporte de hidrocarbonetos em dutos. A atuação no SIMDUT/PUC-Rio como Gerente de Projetos incluiu o projeto mecânico conceitual de diversos gasodutos, oleodutos, etanoldutos e ramais de distribuidoras. Atuação na elaboração de Manuais de Operação de praticamente todos os oleodutos operados pela Transpetro e diversos gasodutos. Cálculo de volumes potenciais vazados de oleodutos e estudos de ampliação de oleodutos. Análise de capacidade de gasodutos e avaliação de mudança de classe de locação. Consultorias sobre simulação de dutos para diversas empresas como LOGUM, GolarPower, GASMIG, NTS, Petrobras, Copersucar, entre outras, e agências do governo como EPE e ANP.
Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Está cursando mestrado na área de petróleo e energia na PUC-Rio. Atua desde 2019 como gerente de operações e novos projetos do SIMDUT, núcleo de simulação termohidráulica da PUC-Rio. Tem experiência, desde 2012, na área de transporte de fluídos em dutos, onde começou a carreira profissional, dando suporte à operação do Centro Nacional de Controle e Logistica (CNCL) da Transpetro. Desde então atua dando suporte à operação em simulações no transporte de etanol, pétroleo e derivados, e em treinamentos de formação e reciclagem de operadores de oleodutos, onde é utilizado sistema supervisório acoplado em simuladores termohidrálicos em tempo real.
Engenheiro Mecânico pela UFRJ e pós-graduado em Engenharia de Dutos pela PUC-Rio. Mais de 10 anos de experiência na área de transporte por dutos. Experiência com simulação de escoamento de fluidos monofásico para transporte em tubulações (PipelineStudio, Stoner Pipeline Simulator e Synergi Pipeline Simulator), projetos, dimensionamento e operação de dutos de transporte (ABNT-15.280, ABNT 12.712, ASME B31.4 e ASME B31.8), cálculo de capacidade de transporte de gasodutos, elaboração de manuais de operação de oleodutos e gasodutos e procedimentos operacionais, suporte à implantação de sistema de livro de registro para centro de controle, experiência em fiscalização de construção de gasodutos e planejamento de intervenções em dutos visando continuidade operacional.
Avenida Rio Branco, 131 - sala 801 - Centro | Rio de Janeiro, RJ, Brasil | CEP 20040-006
+55 21 3557-0033
simpipe@simpipe.com